20 janeiro 2006

O Sentido da Vida

Esta era para ter sido uma resposta a um post da Luma (ver o post "Chuang zha ma mi" em http://www.homefairy.blogspot.com) mas, cresceu e ganhou vida própria, ou pelo menos a necessidade do seu próprio espaço...


Apesar dos muitos sentidos da palavra "Sentido", acho que neste caso procuramos o significado, a razão, a lógica, o objectivo, ou mesmo a finalidade da vida.
Do universo e de tudo o resto trataremos noutro post (homenagem feita).

Enquanto animais ditos "racionais e superiores" faz parte de nós a procura de um sentido para tudo. Dá-nos segurança saber que existe um propósito. Será que "Deus joga aos dados"? Será que a Ordem cosmológica tem uma finalidade para tudo isto?
Se por um lado somos treinados para pensar que nada é "vazio de significado", por outro a experiência diz-nos que há coincidências a ocorrerem a cada segundo que passa.

Qual é então o sentido da vida?

Qual é o sentido de uma cafeteira?
Fazer café...
Qual o sentido de um comando à distância de um televisor?
Comandar um televisor à distância... (Ok esta foi estúpida, desculpem).
Então e se uma cafeteira ou um comando de um televisor se avariarem, o que é que acontece? Perdem a sua função, não é? E como consequência tornam-se inuteis e perdem para além do seu sentido, o direito à "vida". MORREM!!!

Se seguirmos então o caminho inverso deste raciocínio temos:
- Se perderes as tuas funções vitais, perdes o direito à vida e morres.
Nesta linha de ideias podemos concluir que o sentido da vida é viver.
(Olha!!! acabei de perceber o filme dos Monthy Pythons.)

Voltando à cafeteira. Enquanto esta fizer café cumpre o seu sentido. Ok ok, ela pode fazer um mau café, mesmo quando utilizamos um lote de excelência, e aí perder todo o seu sentido mas também assim o é na VIDA.
Colocando de lado o enfoque ético viver bem é manter-se vivo mas há vidas que são tão más que podem perder o seu propósito e neste caso, muitas vezes, é o próprio organismo que decide fechar a casa..

Cheguei àquela fase do post em que tudo isto me parece demasiado estúpido para continuar a escrever.
Declaro que este Post perdeu o seu sentido.

1 comentário:

LuMa disse...

Nem precisas por o teu link, já lá está, nos outros blogs! :p